Pular para o conteúdo principal

Mais 370 famílias desesperadas... E o Lula disse que seria uma marolinha!!!

Ajustando produção à demanda, a WEG anunciou uma reestruturação na área de motores elétricos para eletrodomésticos, que implicará o fechamento da unidade fabril de Guarulhos e a demissão de 370 funcionários.

Comentários

Professor, o fato de haver 370 funcionários demitidos não quer dizer que sejam 370 famílias desesperadas.

Por algumas razões: pode ser que hajam pessoas da mesma família no quadro de funcionários, nem todos são pais ou mães de família... E usar o termo "desesperadas" dá a impressão que é o fim do mundo. Há outras possibilidades de emprego. E a responsabilida maior pelas demissões é da empresa, que procurando lucrar sempre, manda embora parte do pessoal que sempre explorou.

É fato que presidente Lula errou ao dizer que a crise é uma marolinha, mas não se pode tomar isso como motivo para tratá-lo com uma certa ojeriza zombeteira.

Não concordo com tudo o que o Lula diz nem com tudo que ele faz, mas tenho que convir de que ele tem feito muita coisa pelo país. Ele representa uma transição histórica. É a ponte entre o Brasil atrasado e o Brasil moderno.
Anônimo disse…
Concordo com os comentários do professor Salviano. Pode ser que existam mais de 370 famílias atingidas por mais essa demissão. Em tempos de crise é comum as pessoas deixarem moradias alugadas para residirem com parentes e, a probabilidade de pais e filhos trabalharem na mesma empresa não é tão grande assim em decorrência da competitividade no mercado de trabalho.

A expressão utilizada pelo presidente demonstra o despreparo dele e de sua equipe econômica para com a crise que instaurou-se em nosso país.

Já perdemos mais de 600 mil postos de emprego, a recessão aproxima-se, o PIB despenca mas os juros e o spread (que prejudica a classe média e baixa) continuam os maiores do mundo, num país onde bancos (com ou sem crise) tem os maiores lucros do mundo. Se o presidente representa uma transição histórica não sei mas se a política anticrise continuar neste patamar é ela que será histórica.
Anônimo disse…
Amooo o seu blogger professor!!!
Anônimo disse…
370? O nº. é bem maior!
Não desmerecendo o comentário de meu "companheiro", Lula realmente é o elo entre um Brasil atrasado e um Brasil moderno (este, antes de sua eleição).
Amigos, as estatísticas estão aí a demonstrar que a crise está instalada; nosso governo federal já cortou investimentos no PAC; nosso Presidente já declarou que nunca leu um livro; e não podemos concordar - nós que somos "conscientes", como disse uma aluna ontem na sala do curso de jornalismo - que se continue havendo fraudes, fisiologismos entre outro ilícitos que continuam impunes em nosso país!
No passado tivemos uma tremenda locupletação do dinheiro público durante a ditadura Vargas, embora este fosse pessoalmente íntegro; ou a tremenda corrupção dos sub e superfaturamentos na construção de Brasília; Ponte Rio-Niterói, Itaipu, escândalos Capemi, Delfim e Coroa-Bastrel. Hoje temos mensalão, Collor no poder, PT x PT (vide Celso Daniel), campanha política antes do tempo (Dilma), e ninguém está pensando no povo, em sua dignidade!
Onde estão os governantes que recolhem cada vez mais impostos e não usam na saúde, no asfalto, no lazer, para se dizer o mínimo?
Onde está a sensibilidade do governo trabalhista que dá ao aposentado e pensionista um aumento de 5,9% de aumento em seus benefícios, sendo que o salário-mínimo foi de mais de 12%? Quem irá repor esta perda salarial?
Chega de promessas e mão na massa. Chega de demissões. Chega de hipocrisia.
Unknown disse…
Ensina o Houaiss que desesperar é desanimar e ficar aflito, duas coisas que, convenhamos, qualquer pessoa que perde o emprego fica. Entendo que o "desesperar" do prof. Maurício foi usado propositalmente para combater a "marolinha" do presidente Lula. Não é possível tratar com tanto desprezo um assunto que tem afligido cada vez mais o mundo e os brasileiros.

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças entre as Pertenças e as Benfeitorias, frente ao Código Civil.

Matéria aparentemente pacificada no Direito Civil – PERTENÇAS – mas pouco consolidada em detalhes. Apuramos diversos autores, e vamos apresentar as características da pertinencialidade, para podermos diferenciar de um instituto muito próximo, chamado BENFEITORIAS. O Código Civil de 2020 define-a pelo Art. 93, verbis : “São pertenças os bens que, não constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao serviço ou ao aformoseamento de outro”. Se pegarmos os códigos comparados que foram feitos após o NCC, os autores apontam que não há um paralelo com o CC/1916, mas Maria Helena Diniz informa que há sim, dizendo estar no art. 43, inciso III, que declara: “São bens imóveis: (...). Tudo quanto no imóvel o proprietário mantiver intencionalmente empregado em sua exploração industrial, aformoseamento, ou comodidade”. E a professora ainda diz que o artigo 93 faz prevalecer no Direito Civil atual, o instituto da acessão intelectual. Mas isso é para outro arti

Exame da OAB - 38 - Cabível recurso em questão de Processo do Trabalho, elaborada pela FGV

  No exame da OAB número 38, na Prova tipo 1 – branca – em processo do trabalho (pergunta 76), caiu esta questão (abaixo), da qual reputo haver duas respostas possíveis, o que geraria a anulação da questão objetiva. Vejamos: “Tomás teve o pedido de sua reclamação trabalhista julgado procedente em parte. Com o trânsito em julgado, adveio a fase executória e o juiz lhe conferiu prazo para apresentar os cálculos atualizados, o que foi feito. Desse cálculo, a executada foi intimada a se manifestar, mas quedou-se inerte. Em seguida, após ratificação pelo calculista da Vara, o juiz homologou o cálculo de Tomás e citou o executado para pagamento. O executado apresentou guia de depósito do valor homologado e, 5 dias após, ajuizou embargos à execução, questionando os cálculos homologados, entendendo que estavam majorados. Diante da situação retratada e da previsão da CLT, assinale a afirmativa correta. (A) Os embargos não serão apreciados porque intempestivos, já que o prazo é de 3 dias úte

A CLT E AS ENTIDADES RELIGIOSAS: NOVA LEI DEFINE QUE NÃO GERA VÍNCULO

  E alteraram a CLT, de novo... Saiu a Lei 14.647 que estabelece a não existência de vínculo de emprego entre “entidades religiosas ou instituições de ensino vocacional e seus ministros, membros ou quaisquer outros que a eles se equiparem”. Foram acrescentados parágrafos ao art. 442 da CLT. Eis o novo texto: “§ 2º Não existe vínculo empregatício entre entidades religiosas de qualquer denominação ou natureza ou instituições de ensino vocacional e ministros de confissão religiosa, membros de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa, ou quaisquer outros que a eles se equiparem, ainda que se dediquem parcial ou integralmente a atividades ligadas à administração da entidade ou instituição a que estejam vinculados ou estejam em formação ou treinamento. § 3º O disposto no § 2º não se aplica em caso de desvirtuamento da finalidade religiosa e voluntária”.    Os tipos de “trabalhadores” que a leis explicita são chamados de “ministros de confissão religios